quinta-feira, setembro 18, 2008

Nomes. Nomes?

Passei uns tempos fora do Rio (1), mas, voltei ainda a tempo de assistir o melhor programa cômico da TV brasileira. O horário eleitoral gratuito para vereadores. É de rolar de rir. Seguem alguns dos nomes mais ‘trapalhões’ na ‘zorra total’ desta verdadeira ‘praça da alegria’. Não poderia deixar de começar pelo Sultão Abbas Mussalba, que se diz descendente do profeta Maomé. Mas tem Xica da Silva, tem Wagner e tem Mozart. Por quê não tem Beethoven? E Rodrigo, o pai dos quadrigêmeos! Mas que raios de quadrigêmeos, afinal de contas?

Continua com Tião Bigode e também Jorge Bigode. Serão parentes? Índio da Central, Cícero do Jegue (o cara possui um jegue, ou é bem dotado?), um gajo que eu não me lembro o nome, mas se intitula “o bom malandro”. Tem Biduca, Zé Nerson, Dom Calixto (este é mafioso), Tarzan, Mãe Loura, que vem a ser Verônica Costa, Jorge Baixa Renda. Dá pra acreditar? E a candidata que apontando o dedo na cara da gente (que nem o Tio Sam) diz: “Vote sério”. Uma tal de Aspásia.

Além desses tem Cacá da Fé, Jorge Mexicano, Bira do Táxi e Eva Manicure. E aquela que diz: “quem tem fé, vota em Nazaré”. Rima rica, hein sô! Personagens históricos? O Alexandre Magno, e um tal de Sei Lá Quem “Hobin Hood”. A Gabriela Enéas (não sei se é parenta do próprio). Zézinho da FAFERJ, Paulinho da AADEF, Nilson das Plantas, Claudinho da Academia, Viana dos Bonecos, Jorge das Vassouras, Tatá da Saúde, Arlindo do Gás, Raimundo Camelô, Aleixo da Auto Escola, Aníbal do Engenhão são os que têm os nomes ligados à atividade ou o local onde vivem.

Rogerinho, Lucinha, Renatinho, Wilsinho (que também se diz o xodó da vovó), são alguns dos diminutivos que eu tive o saco de anotar. Agora, têm os superlativos como Paulão, por exemplo. E os parentes de todo mundo: Tia Júlia, Tio Carlos, Tia Fina e o Vovô Gonçalves.

O Professor Uóston, é uma caso à parte. Tragédia típica do pai que queria botar no filho o nome de Washington e não sabia que o escrivão era analfabeto. Mas para completar tem “Amigo” Luciano. Amigo de quem? Meu é que não é. E o Marquinhos, que além de tudo é Mancha. Não sei se é sobrenome ou apelido, mas, uma coisa é certa, se for apelido, imagina o que o cara vai fazer na política. Bigú, Glória Pintinho (ainda bem que é mulher), Ricardo Tinha (será que não tem mais?), Johnny Guedes, esse é uma mistura de cantor de Rock com sertanejo. Babá e Elton Babú. Tem um tal de Zico, que fala em jogada, futebol e outros bichos, mas a gente vê logo que não é o ex-craque do Flamengo. Propaganda enganosa? E o Totó? Deve ser parente daquele velho cômico italiano. Mas o pior de todos é o tal do Abracadabra. Votar num cara com um nome desses, é dose! Por isso mesmo vou anular meu voto pra vereador. Pelo menos esse eu não jogo fora...

(1) Fui a Minas fazer campanha política. Mas juro, graças aos deuses era pra prefeito e não me envolvi com esses fantásticos vereadores e seus nomes estrombólicos, que por aí afora também são de amargar.

18 comentários:

jr disse...

Os nomes são muito bons mesmo. E os slogans? Cada um pior do que o outro. Meu Deus!
Boa postagem. Mas porque você voltou tão cedo da campanha em Minas?

Jonga Olivieri disse...

E não apenas aqui no Rio, caro JR.
Nome de vereador tem cada um. E as rimas, os slogans, como você bem observou.
Quanto a ter voltado tão cedo, bom, é uma longa história. Depois eu conto. Mas, deu pra faturar algum e... valeu...

Anônimo disse...

Existem poucas coisas tão ridículas!
Cantídio Tarsitano

Jonga Olivieri disse...

Concordo com você, Cantídio.

Thiago Moreno disse...

Fiquei feliz com a volta.
Já tinha visitado o blog algumas vzs durante essa pausa e cheguei a achar que o havia abandonado.
Aproveitando que está no Rio , fica o convite para a semana de propaganda e marketing da UFRJ- o interseção- organizado por nós alunos.

www.intersecao.com

Jonga Olivieri disse...

Duplamente obrigado, Thiago.
Pelo interesse pelo blog e pelo convite.

Anônimo disse...

Campanha de vereadores sempre foi curiosa. Tinha um há muitos anso atrás que jogava um espanador em direção à camera e gritava "assim não pode continuar! Isso tem que acabar!" Lembra desse?
Ernani

Jonga Olivieri disse...

E então.
Só não lembro do nome dele.
Mas era uma figuraça, sendo que inclusive ficava com dois caras em pé atrás dele, um afro-descendente e um outro que não me recordo e atirava o espanador em direção a gente.

leonardo disse...

Bela postagem, amigo. Esses nomes são mesmo incríveis.
Leonardo

Jonga Olivieri disse...

E como!

redatozim disse...

Por falar nisso, voltou mais cedo. Teve bom ou teve ruim?

Jonga Olivieri disse...

Correu tudo conforme os conformes. Não se preocupe.

Anônimo disse...

Cada nome piuor do que o outro. Mas talvez você não tenha visto, mas tem até um Papai Noel. Pode?
Ernani

Jonga Olivieri disse...

Esse Papai Noel eu ainda não vi, senão, com certeza estaria na lista.

Anônimo disse...

Cada nome que nao da para acreditar. Quando tiver mais, por favor publique.

Anonymous
New York

Jonga Olivieri disse...

Já estou a pensar numa nova matéria sobre esses palavrões.

Amigo disse...

Apenas para desfazer a dúvida sobre Gabriela Eneas.
Ela é uma das 4 filhas do Dr. Enéas.

Esta concorrendo ao cargo de vereadora.

Luis Amigo

Jonga Olivieri disse...

Obrigado pelo esclarecimento, Amigo. Aliás, conheci um sobrenome Amigo que era atendimento na ITP, uma agência aqui do Rio.
Você é parente dele?