terça-feira, fevereiro 08, 2011

Um lançamento aguardado

Clique na imagem para ampliá-la.

Sem dúvida nenhuma um lançamento aguardado há anos. E com toda razão para os apreciadores do pincel mágico de quem pode ser considerado o maior ilustrador de todos os tempos no Brasil. E, em minha modesta opinião, ele é mesmo.
Mil desculpas ao Nilton Ramalho, ao Mello Menezes, ao Saulo Silveira ou ao J. Bezerra, os quais também considero ilustradores de primeira linha, mas o Benicio é o Benicio!

Muitos o comparam a Norman Rockwell (1). Rockwell é reconhecido como o maior ilustrador dos EUA. A verdade é que cada um tem seu estilo. E quando são bons, o resultado final fala por si só.

Conheço o Benicio há mais de 40 anos. Aliás, quando entrei na McCann para fazer estágio, ele estava saindo de lá para trabalhar na Denison. Ele, o Joaquim Pecego, o Valdo Melo. Uma galera de cobras daquela agência cuja direção de criação era à época do argentino Oscar Gosso.
E posso garantir que sua modéstia, seu jeito amigo de ser, faziam com que eu, um simples estagiário o fosse visitar na Editora Moterrey onde criava e ilustrava as capas dos pocket books que vendiam muito por causa de suas capas, verdadeiras obras de arte.

Para além das capas de livro, Benicio notabilizou-se pelos cartazes de cinema que desenvolveu criou e foram marca registrada deste segmento durante mais de uma década.
Ele merece este belo livro que vai ser lançado. Infelizmente, por enquanto em São Paulo. Mas, acredito, breve no Rio (2).

(1) Os desenhos e pinturas de Rockwell são famosos pela meticulosidade e exatidão de traços e cores. Ele gostava de dar atenção especial às expressões faciais, capturando as expressões. E se hoje comemoramos o Natal esperando um velhinho barbudo trazendo presentes vestindo roupa vermelha é porque parte desse crédito é de Rockwell que consagrou essa imortal imagem de Papai Noel vermelho (antes era verde) em uma propaganda para Coca-Cola em 1931.

(2) Este blogue se compromete a divulgar a data.

9 comentários:

Anita disse...

Tem que ter um lançamento no Rio. Isso porque inclusive o caminho profissional dele foi aqui.

Jonga Olivieri disse...

Vamso aguardar. E conforme falei na postagem, assim que souber, divulgo.

joelma disse...

O Benício tem um trabalho muito importante. Não vou perder um eventual lançamento aqui no Rio.

Jonga Olivieri disse...

Será imperdível mesmo!

Popeye disse...

Quem não conhece o trabalho maravilhoso do Benício? Até eu que não tnho o menor jeito pra desenho acho ele muito bom.
Também aguardo ansiosamente o lançamento do livro em terras cariocas.

Jonga Olivieri disse...

Todos aguardamos. E espero que seja em breve!

Cantídio disse...

Sem dúvida que o lançamento no Rio é importantíssimo.

Jonga Olivieri disse...

Acho que todos acham isso.
Liguei ontem para o Benício que disse que ainda não está definido quando exatamente será.
O lançamento em São Paulo segundo ele falou é pela melhor estrutura de apoio (tipo CCSP e outras entidades) que facilitam o evento.
Vamos esperar. Enquanto isso: aonde diabos anda o CCRJ?

JG Fajardo - Pintor hiper-realista disse...

Jonga concordo contigo quando afirmou que Benício é Benício. E é mesmo! Ele é meu "pai" artístico. Foi num livro antigo, de 1970,"Mestres da Ilustração" organizado pelo ilustrador Jayme Cortez, que tomei conhecimento de sua importante existência.
Para minha felicidade e de meus alunos, ele veio visitar o atelier em que trabalho, aqui no Rio, neste sábado, dia 13 de agosto. Sou pintor hiper-realista ou algo parecido, mas foi a arte de Benício que me inspirou tremendamente, para fazer parte deste verdadeiro banquete, que chamamos de arte.

JG Fajardo