sábado, novembro 26, 2011

Vamos falar um pouco mais de simplicidade e criatividade. Que tal Olivetto?



Conta a lenda que Washington Olivetto estava jantando em Nova Iorque quando escutou a música “I Had the Craziest Dream” interpretada por Sinatra e, de imediato lhe surgiu a ideia de criar um filme para Chocolates Garoto, este mesmo que está aí em cima.

Não sou eu quem diz, mas concordo em pleno que este filme, realizado em 1995, é um dos mais criativos que já foram concebidos no Brasil, a começar pelo seu título “Garoto apresenta garotos” e a finalizar com a frase “Bonbons Garoto. Estes bonbons ainda vão ajudar você a realizar os seus sonhos”.
E como toda obra criativa, extremamente simples em seu conceito. Algo que quem assiste não precisa fazer ginástica cerebral para captar. Algo que qualquer “garoto” entende... Ou que qualquer “garota” há de compreender... Ou apenas "fingir" que não gostou. Simplesmente porque qualquer um de nós certamente já passou por uma situação como essas.

Comparativamente, este filme é mesmo uma versão masculina do filme da Valisère, aquele do primeiro sutiã (1), também da W/Brasil, que aborda a descoberta do sexo na préadolescência com uma bem dosada pitada humor e leveza. São ambas, pura emoção!

Continuo batendo nesta tecla porque sinto que nos dias em que vivemos está havendo uma distorção do que seja “criativo” através de uma supervalorização da técnica. Sei tambem que jovens publicitários lêm este blogue, e estes comentários podem lhes ser úteis. E, apesar de achar que “conselho é pura besteira”, apenas quero lembrar que toda grande ideia é simples.
Todo grande filme tem que partir de uma boa ideia (insisto nisto), que esta tem que estar amarrada a um bom conceito e em alcançar o seu target. Apenas isso! E isso tudo é muito... Muito simples!

1. Se quiser assistir esta verdadeira poesia, clique no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=JlIAtOVY4qo

12 comentários:

Jonga Olivieri disse...

"Memorável mesmo, grande Jonga..."
Mensagem de Antônio Torres enviada por e-mail.

É isso aí, caro Torres!

Anita disse...

A ideia é muito simples e genial.
Mas a produção é bem carinha.

Jonga Olivieri disse...

Falei em ideias simples e não em custos de produção.
Veja bem, Anita, pode-se gastar. O que importa é que a ideia em si seja o que vale; e quando critiquei foi o excesso de computação tentando assumir a "cara" do filme ou ocupar o espaço que deveria ser a ideia.

Anônimo disse...

Oi Jonga
Essa eu não lembrava, mas gostei muitíssimo, isso é que é propaganda com estilo, dentro da melhor "grife" do mundo da comunicação! Olivetto é um craque. Obrigada por ter enviado.
Bjs.
Ana

Jonga Olivieri disse...

Não tenho dúvidas de que Olivetto é um criativo de primeiro time.
E como ele, existem (e existiram) no Brasil outros de excelente nível, que criaram excelentes filmes e campanhas. Basta ver a da Havaianas da qual postei recentemente o filme da Mariana Ximenes...

Cantídio disse...

Ué, mudou o título? Entrei mais cedo aqui e era outro. Bom, deixa pra lá, porquesó falar em Washington Olivetto já o enriqueceu!
Na verdade quero dizer que o filme Garotos é muito bom. Como a Ana, também não lembrava dele, mas é sensecional nos detalhes, nas interpretações, nas cenas como a do espelhinho e outras.
E o do primeiro sutiã é Hours Concours.

Jonga Olivieri disse...

Mas pelo jeito ele não tem um bom 'recall'... Ou foi pouco veidulado.
Eu tambem não lembrava como o do primeiro sutiã.

Cantídio disse...

Também acho que pode ser por aí! Um problema de recall.

Marcos Ferraz disse...

Amigo querido,
muita luz e paz para você.
Acabei de mandar seu link para ele (W). Pode até ter muita coisa pra fazer e estar na batalha pelo Caboré W/McCann, mas poesia é sempre maior do que qualquer briga e acho que
vai lá no teu blog dar uma
espiadinha.

Abraço forte, Marcos Ferraz

Jonga Olivieri disse...

Brigadão Marquinhos... Gostaria mesmo que o Washington lesse essas postagens...
Sou fã de carteirinha dele desde os anos 1970... Mas... Quem não é?
O cara nasceu bom e vai continuar assim porque tem umn "dom"!

A. Bastos 2.0 disse...

Por favor... Alguém sabe dizer o nome da atriz que aparece aos 2:20 min deste comercial, estou desesperado procurando em toda internet o nome desta atriz e não acho...

A. Bastos 2.0 disse...

Por favor... alguém sabe me dizer o nome da atriz que aparece aos 2:20 minutos deste comercial? estou desesperado procurando o nome desta atriz...