quinta-feira, janeiro 05, 2012

Criatividade com simplicidade. Capítulo / Mauro Matos – Parte 1



Olha, foi difícil... Procurei demais pelos YouTubes da vida o comercial da Contemporânea para a De Millus. Sim, aquele das mulheres jogando futebol, e acabei encontrando.

Mas foi no Almanaque da Comunicação (1) que o encontrei... E esta publicação comenta que o comercial –produzido em 1988– “... mostrava um jogo de futebol entre homens e mulheres, elas usando calcinha e sutiã. Num certo momento uma linda modelo mata a bola no peito, quase que literalmente, e então a trama se desenvolve embalada pela magnífica trilha sonora de Luis Bandeira, celebrizada pelo Canal 100, o noticiário esportivo que antecedia a exibição de filmes nas salas de cinema. A música “Que Bonito É”, até hoje um símbolo do futebol brasileiro, utilizada sempre que se exibem imagens de grandes clássicos do passado, enriqueceu o comercial em questão, um dos mais premiados da propaganda brasileira nos anos 1980...
É a hora e a vez dos cariocas!
Mauro (de chapéu) durante as filmagens

... O mote ‘Seleção De Millus 88. Os homens estão perdidos’ posicionava a nova linha de roupa íntima da fábrica, realçando os seus atributos de resistência e modernidade. O certo é que o comercial agradou ao público e conquistou importantes prêmios como um Leão de Ouro no Festival de Cannes. No Brasil obteve o Grand Prix do Profissionais do Ano na categoria Mercado e ainda o do Prêmio Colunistas, escolhido como Comercial do Ano”.

A criação foi de Mauro Matos e Cristóvão Martins. Mauro foi meu Diretor de Criação na L&M (1976/79) e na Contemporânea (1983/85) onde tive o prazer inenarrável de trabalhar com um dos maiores criativos deste país. Um profissional que uma vez criou um anúncio para uma pomada, cujo título era “simplesmente”: “Hemorróida é uma doença que dá na cara” ou o famoso slogan para os Classificados de O Globo, parodiando inteligentemente as pílulas de vida do Dr. Ross: “Pequeninos, mas resolvem" (2). Isto só para citar uns poucos que me vieram à cabeça de lampejo. Antes disso, Mauro Matos havia sido Diretor de Criação da McCann Rio e atendeu Coca-Cola, Esso e tantas outras contas de peso!


2. O original de Giuseppe Artidoro Ghiaroni era "Pequeninas, mas resolvem"

6 comentários:

Anselmo disse...

È difícil a "paulistada" dar espaços à prublicidade carioca. Tanto que conforme você falou, você procurou no Youtube e não encontrou uma publicação deles mesmos!
Mas este comercial do mauro Matos é uma obra-prima e deu o que falar não somente na ocasiçao como até hoje é um grande filme.
Nem só de Ollivettos vive a publiciadade brasileira.
Mauro Matos está aí pra provar que um "sergipano/carioca" também sabe criar filmes do caralho!

Jonga Olivieri disse...

Você sabe das coisa hein Anselmo. Mas é isso mesmo!

Anônimo disse...

"Seja o melhor você
que você puder ser".
M.M

Essa frase simples e repleta
de poder diz muito sobre esse mestre de propaganda e vida.

Infelizmente não tive
a oportunidade de aprender com o Mauro.
Mas aprendizado não pertence, apenas é. E tem a missão livre de abrir mentes e corações.
Mesmo de longe bebi da fonte.

Parabéns pela iniciativa querido amigo Jonga.

Marcos Ferraz

Jonga Olivieri disse...

Marquinhos. Posso lhe dizer que M.M. foi o profissional com quem trabalhei que mais me ensinou de publicidade e de vida.
No dia em que saí da L&M, ao despedir-me dele, o abracei e as lágrimas me escorreram pela face, como se estivesse me despedindo de um pai. E era isso mesmo!
Mauro teve a capacidade de ensinar a cada momento, a cada julgamento de um trabalho, sempre com o maior respeito e leveza. E antes de mais nada, como um “pai” índio situava-se na sua altura para que você compreendesse bem o que ele queria dizer... nada de cima para baixo, nada de um chefe metido a chefe.
Eu o repsitava pelo que era e não pelo que representava no organograma de uma empresa.
por essas e outras a L&M, a Contemporânea e a própria MM&C foram sempre agência no topos das mais premiadas do Rio, "cuíca" do Brasil.

Anita disse...

Muito bom mesmo!

Jonga Olivieri disse...

O Mauro é gênio mesmo Anita "Ximenes"...
Falar nisso, manda sua foto, manda!