sexta-feira, junho 29, 2012

Edgar Melo, uma homenagem



Em 21 de novembro de 2006 publiquei neste blogue uma postagem intitulada “O ‘caso’ da After Six” que contava um pouco da trajetória de Edgard Melo, hoje considerado o verdadeiro fundador da publicidade mineira, no início de vida da sua agência.
Fiquei sabendo de seu falecimento, aos 81 anos, e a republico em homenagem a esta importante personalidade, com quem trabalhei em sua agência, a ASA, em Belo Horizonte.
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A história toda começou quando funcionários da McCann-Erickson de Belo Horizonte, entre outros Edgar Mello, Newton Silva, Hélio Faria, Paulo Venâncio, acharam que os seus freelances eram de tal volume, que valia a pena alugar uma sala, e, após o expediente, iniciar uma nova jornada de trabalho que certamente varava a noite e a madrugada. Mas que, sem dúvida, tinha lá suas compensações.

Assim, surgia a ASA (sigla que significava After Six Agency), que, alguns anos depois seria durante um bom tempo a maior agência mineira. E que até hoje é uma agência grande em Minas.

O trabalho que deu o start no desenvolvimento dela foi, sem dúvida a campanha do Pep’s. O Pep’s, para quem não conhece, era um grande magazine mineiro, muito bem localizado à época na rua da Bahia, bem no centro da cidade. Para se ter uma ideia do seu tamanho, hoje em dia, em seu lugar está um shopping center.

Bom, a tal campanha do Pep’s foi inovadora, revolucionária e chamou muita atenção. Deu o que falar na cidade toda, e tornou-se um ‘case’ no mundo da propaganda de varejo. Resumindo, projetou definitivamente a ASA como uma agência de sucesso.

Fui diretor de criação na ASA, algumas décadas após esses acontecimentos. Nesta época, “Seu” Melo já era um bem sucedido empresário, não só em publicidade, mas também no ramo da distribuição de cervejas, pois possuía uma das maiores revendedoras Brahma em terras mineiras. Além disso, por ser um gourmet, possuía também, em sociedade com seu amigo Targino vários restaurantes em Beagá. Um deles era ao lado do campo do Atlético, que nesta época ficava em região central, onde, aliás, hoje situa-se outro grande shopping da cidade. Neste, toda semana o mercado publicitário em peso ia experimentar a inconfundível cozinha mineira que servia, e começava com a famosa ‘Vaca Atolada’, e por aí afora, sempre com o toque pessoal e criativo dos mestres Edgar e Targino.

A própria ASA tinha uma cozinha profissional. Ali, Edgar preparava excelentes banquetes para seus clientes. Como diretor de criação da agência eu participava deles. Dos quais, aliás, tenho até hoje excelentes recordações.

Mas, uma vez me contaram um caso que é digno de nota.

A ASA, nos seus dias pioneiros, foi apresentar uma campanha em Goiânia. E a verdade é que “Seu” Mello saiu de Belo Horizonte com a campanha toda marcada e montada e foi apresenta-la naquela cidade. Botou as peças na mala e foi, dirigindo o seu Gordini.

Tempos heróicos da propaganda.

4 comentários:

Cantídio disse...

A fama de Edgard Mello, não soemete para a propaganda mineira como para todo o Brasil significa muito do que ele representou para a publicidade neste país.

Anita disse...

Pelo que você conta ele era um pioneiro mesmo!

Anônimo disse...

A propaganda mineira perde um de seus grandes nomes!

Anônimo disse...

Ele cumpriu a sua missão ao longo de sua carreira na publicidade.
António