domingo, julho 15, 2012

Um bom layout é para sempre


Modéstia à parte, mas como diretor de arte, acho que um bom layout pode valorizar um texto sofrível. Porem, os anúncios postados aqui não estão neste caso, pois todos têm bons redatores por trás .
    
   
Não importa a data. O mais importante é bater o olho e achar que é bonito, tem boa leitura, e, principalmente não está ultrapassado. O anúncio acima (IBC), com o texto de Luiz Favilla (foto de Geraldo Melo) é um caso assim. Leiautei entre 1980 e 1982, período em que trabalhei na Salles. E até hoje, confesso não o acho com “cara de reclame”.

  
 

É o caso deste acima para uma promoção do JB e Iberia (Contemporânea 1984) em dupla com Bernardo Mariani, abrilhantado ainda pela ilustração do Mello Menezes. Ou do anúncio ao lado, um pouco mais recente (1989), mas mesmo assim do século passado, ilustrado pelo Saulo Silveira, hoje em Portugal onde exerce as funções de pintor.


 
O que vale é a ideia que há por trás de um anúncio. No caso do criado para a Rede Manchete com o Marcos Ferraz na VS, o importante é saber que após tantos anos ele continua, se não moderno, pelo menos um clássico.

  

O da bola de futebol (acima), leiautado em 1998 na Doctor, criei em parceria com o Claudio Ortman para vender a equipe do Jornal do Brasil na Copa daquele ano, tambem considero um layout pra ficar. Só que, sinal dos tempos, a foto já foi de um arquivo de imagens.


  
E para finalizar este para um encontro de ex-funcionários da VS leiautei este ano e criei em parceria com a Lucinha (Lucia Matuschka) para ser veiculado no FaceBook. A logomarca do evento é tambem de minha autoria.




6 comentários:

Anita disse...

Todos eles com excelentes layouts. Parabéns!

Anônimo disse...

Nao posso deixar de concordar com voce sobre essa questao de que um bom layout pode salvar um texto as vezes ate de merda.
Sei disso porque ja aconteceu comigo. E nao e porque sou diretor de arte que falo isso, mas e a mais pura verdade. Ate redatores concordam conmigo.
Parabens porque seus layouts mesmo os mais antigos sao muito bons.

Anonymous
New York

Jonga Olivieri disse...

Obrigado aos dois. Achei que era um pouco cabotino falar assim... Nunca possui um marketing pessoal assim.
Mas têm horas que temos que falar a verdade. Não quis dar exemplos de títulos e textos medíocres em que caprichei no layout e o anúncio ficou bonito, equilibrado etcaverna*!

(*) etcaverna é um copywright de meu primo André Setaro. E eu gosto demais da expressão...

André Setaro disse...

Interessante a citação do 'et caterva'. Copyright meu? Gosto de usar, embora fique um tanto quanto pretensioso.

Jackie disse...

Bons layouts, meu!

Jonga Olivieri disse...

Obrigado paulistona!