domingo, agosto 19, 2012

E por falar em Sebastião Barbosa...

O quadro acima é uma reprodução bastante fiel da famosa obra de Da Vinci. E uma das mais importantes fotografias de Sebastião Barbosa. Pelo cuidado na produção, detalhe a detalhe, o gestual de todos os personagens e pelo simples –e belíssimo detalhe– da mulher desnuda ao centro da mesa... Um toque de criatividade e bom gosto...

Mas o que aconteceu foi que corria o ano de 1975 ou 76 (sentiu?) e um padreco daquela igreja da Praça N. S. da Paz soube de sua exposição numa galeria de arte ao lado do citado templo da Universal (1) Apostólica Romana e foi dar uma espiadela. O (provavelmente pedófilo) sacerdote ficou chocado e chamou a polícia política (Dops) que criou a maior quizumba ao ver a obra.

Resumo da ópera: Sebastião Barbosa foi preso, passou a noite no xelindró, o quadro devidamente apreendido... E o artista e sua obra passaram para a história deste país em mais um capítulo do “Febeapá”, o conhecido “Festival de Besteiras que Assola o País” a criação de Sérgio Porto (Stanislaw Ponte Preta) para catalogar as idiotices deste tipo cometidas nos tempos da ditadura militar.

1. católica é universal em latim.

3 comentários:

Anita disse...

E a foto é belíssima!

Cantídio disse...

Um fotógrafo de respeito. Este eu sei que é!

Anônimo disse...

Conheci o trabalho de Sebastiao Barbosa ai no Brasil.
Excelente! Que foto! E a producao? De um tempo em que ainda se fazia isso.
Hoje, as fotos sao compradas prontas e os modelos sambam.
E o pior, os fotografos tambem.
Ai que saudade porque mesmo aqui nos USA as coisas nao sao mais assim, com algumas excecoes, claro!

Anonymous
New York