segunda-feira, setembro 03, 2012

Ainda é de arrepiar


O jingle "A VASP abre as suas asas" é do Theo de Barros. Compositor da canção “Disparada”, Theo é um dos decanos da música publicitária no Brasil, tendo criado mais de dois mil jingles para diversas marcas.

A música inicia com um ritmo lento e com poucos elementos presentes,sugerindo uma introdução, mas na parte harmônica vemos um suave “crescendo” onde se sugere que irá para um clima mais grandioso do que o anterior.
Aproximadamente a partir dos 15 segundos, notamos uma mudança de ritmo que a leva para o estágio de desenvolvimento da ideia, e onde a maior parte da letra é cantada. Durante esse desenvolvimento percebemos um gradual crescimento, tanto nos elementos instrumentais, onde se percebe a inserção, por exemplo, de palmas, quanto na estrutura musical, com modulações que sobem o tom da canção.

O filme abaixo (que ainda toca fundo pela emoção) foi criado pela Alcântara Machado, Periscinoto (Almap), mas, infelizmente não consegui a ficha técnica da equipe.

6 comentários:

Anita disse...

Um comercial que realmente retrata o seu tempo. Um tempo em que se fazia uma publicidade alegre, descontraída e criativa.
Nota-se mesmo o rítmo crescente e um final emocionante na narrativa e no jingle.

Anônimo disse...

Eu me lembro dessa campanha inteira e concordo com voce que e uma das melhores que já houveram no Brasil apesar de as da Varig tambem serem fora de serie.
Parabens por mais esta escolha de comerciais que ficam, apesar do tempo nao envelhecendo.

Anonymous
New York

Cantídio disse...

De arrepiar mesmo!
Mas será que é nostalgia porque vivemos aquele tempo?

Misael de Silva Costa disse...

Um filme antes de mais nada altissimo astral!

Ana Paula Duarte disse...

Simplesmente GENIAL!

Ernani disse...

Que filme! E quem diz que tem mais de 30 anos?